Agência Funerária
Casa Veledas
Perguntas frequentes
Devo optar por sepultamento, inumação ou cremação?
Se o seu familiar tivesse uma preferência, é provável que ele(a) tenha compartilhado isso com você antes de falecer. Caso contrário, a decisão cabe a você, e não deve ser motivo de preocupação excessiva. Confie na sua escolha, sabendo que qualquer uma dessas opções pode ser uma maneira digna de prestar homenagem ao seu ente querido.
O que acontece durante uma cremação?
Durante uma cremação, os familiares e amigos reúnem-se no crematório para prestar suas últimas homenagens. Quando o cortejo fúnebre chega, a família e os demais presentes, acompanha de perto a condução da urna até a capela, onde se iniciara o serviço religioso.
No final da cerimônia, a urna é retirada da vista dos presentes, ou pode permanecer exposta até que todos se retirem da capela, para ser encaminhada para a sala, onde acontece a cremação. Este processo pode levar em média de 2 a 5 horas. Concluído esta fase, teremos umas pequenas quantidades de osso e de cinzas, dos quais ficaram a arrefecer, e posteriormente processados em uma máquina que os transforma completamente em cinzas. As cinzas resultantes são colocadas em um recipiente.
Após a cremação, a família é que decide o destino das cinzas
Existe ajuda financeira disponível?
Na maioria dos casos, sim.
Pessoas com descontos podem receber o reembolso de despesas de funeral, que neste momento tem o valor limite de 1.527,78 € (três vezes o valor do IAS – Indexante de Apoio Social em 2024). (Este valor está sujeito a alterações a qualquer momento por parte da segurança social).
Pessoas sem descontos podem receber o valor de 254,63€. (Este valor está sujeito a alterações a qualquer momento por parte da segurança social).
O prazo para o requerer estes valores são 90 dias, no qual nós ajudá-lo e encarregando-nos de todo o processo.
Quais os documentos necessários para tratar um funeral?
Apesar da sensibilidade do momento, e para simplificar e aliviar os familiares de todas as formalidades obrigatórias, será necessário disponibilizar um conjunto de documentos.
Documentação do falecido:
- Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou Título de Residência;
- Cartão de Contribuinte;
- Cartão de beneficiário da segurança social ou da Caixa Geral de Aposentações.
Do requerente:
- Cartão de Cidadão;
- Bilhete de Identidade ou Título de residência;
- Cartão de Contribuinte.
Quanto tempo leva para se organizar e concluir um funeral?
O tempo médio entre o momento da morte e o funeral é geralmente de cerca de dois dias. No entanto, existem algumas exceções, como por exemplo, se o corpo vier do estrangeiro.
Outro exemplo que pode haver é se Ministério Público estiver envolvido, nesse caso o intervalo de tempo pode ser significativamente maior. Nessas situações, cuidamos de todo o processo para garantir que tudo seja tratado com o máximo de cuidado e respeito.
O que acontece se a morte ocorrer no estrangeiro?
Nós oferecemos um serviço completo de repatriação para qualquer país do mundo. Ao entrar em contacto connosco terá de nos fornecer alguns dados para que possamos fornecer o melhor aconselhamento.
Organizam funerais não-cristãos?
Sim. Já realizamos muitos funerais religiosos e civis para uma grande variedade de denominações religiosas e grupos étnicos.
Ao longo do tempo, conquistamos uma reputação pela excelência em respeitar e honrar as tradições de cada cultura e fé.
Justificação de faltas por óbito de familiar
Os familiares do falecido têm direito a faltar ao trabalho ou à escola, a quantidade de dias de faltas justificadas vai depender do grau de parentesco. A agência funerária emitirá uma declaração de presença, que indique a data do funeral e a sua relação de parentesco com a pessoa falecida.
De acordo com o artigo 251.º do Código do Trabalho, com atualização da Lei n.º 1/2022 de 3/1, o trabalhador tem direito a gozar os seguintes dias de nojo por falecimento de familiar:
- 20 dias: Cônjuge ou análogo, Filhos, enteados, afilhados (no regime de apadrinhamento civil);
- 5 dias: Pais, padrastos, sogros e noras e genros;
- 2 dias: Irmãos, Avós, Netos, Cunhados, Bisavós, Bisnetos, Primos, ou outro parente ou afim na linha reta ou no 2.º grau da linha colateral.
- 3 dias: luto gestacional
- 0 dias: Tios e sobrinhos, todavia pode comparecer ao funeral, contando que justifique a falta.
A contagem dos dias começa no dia do falecimento, a menos que o empregador e o trabalhador acordem outro dia (250.º e 3.º do CT). Ver simulador ACT (https://portal.act.gov.pt/Pages/SimuladorFaltasFalecimentoFamiliar)
Ainda com dúvidas? Entre em contacto!
Tratamos de todo o processo fúnebre
Agência Funerária Casa Veledas
Tratamos de todo o processo fúnebre
Agência Funerária Casa Veledas